terça-feira, novembro 14, 2017

Vale a pena fazer a politica do bem

Enquanto na quinta-feira, dia 9, em Brasília, tucanos da mais alta plumagem se bicavam mostrando o que realmente são, em Florianópolis, na Assembleia Legislativa, acontecia mais uma edição do já consolidado fórum de debates que trata de sustentabilidade, mobilidade urbana e as cidades do futuro. O Instituto IDEAL tem apoiado o Sustentar desde a sua criação. Em razão disso, o professor Ricardo Rüther (Grupo Fotovoltaica-UFSC/IDEAL) e eu fomos homenageados pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina.


O motivo da homenagem está associado a uma trajetória de vida e de compromissos com uma matriz energética mais limpa para o Brasil e para os países latinos em geral. Como o blog DE OLHO NO FUTURO é um lugar  onde registro acontecimentos, compartilho preocupações e divulgo minhas ideias: segue abaixo, como registro, um breve do  histórico da trajetória que justificou a MOÇÂO DE APLAUSO que me foi concedida.

SUSTENTAR 2017 Homenagem ao presidente do IDEAL, Mauro Passos

O engenheiro Mauro Passos nasceu em Rio Grande, no Rio Grande do Sul. No momento, seu maior compromisso é a busca de uma matriz energética mais limpa e renovável para o Brasil e para toda a América Latina e Caribe. 

Presidente do Instituto IDEAL, Mauro foi eleito duas vezes vereador por Florianópolis, em 1996 e no ano 2000. Suas votações históricas o levaram também à Câmara Federal, em Brasília, em 2002. Lá, participou das comissões de Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia e Minas e Energia. Foi o criador e presidiu a Frente Parlamentar em Defesa das Energias Renováveis. Também foi membro do Parlamento do Mercosul, em Montevidéu, e participou do Conselho de Altos Estudos do Congresso Nacional.

Engenheiro mecânico graduado e especialista em recursos naturais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Mauro Passos foi o primeiro representante da América Latina no Conselho Mundial de Energias Renováveis (WCRE), com sede em Bonn, na Alemanha. Trabalhou no Ministério de Minas e Energia e depois seguiu carreira na Eletrosul/Eletrobras, na área de planejamento, de 1973 até 2003. Tem ainda especial destaque sua atuação como sindicalista, por 15 anos à frente do Sinergia, o Sindicato dos Eletricitários.

 
Ao afastar-se da disputa política, Mauro cria, em 2007, o Instituto para o Desenvolvimento de Energias Alternativas na América Latina (Instituto IDEAL). Há dez anos, coordena as atividades da organização privada sem fins lucrativos, com sede em Florianópolis. Ao promover eventos, realizar estudos e ações de fomento às energias renováveis, o Instituto se fortalece como um elo entre o meio acadêmico e empresarial, além de ter se tornado uma referência do setor energético no país. 


O engenheiro, que desde muito cedo expandiu as fronteiras de seus conhecimentos, após concluir sua especialização no Instituto de Pesquisas Hidráulicas da Univeridade Federal do Rio Grande do Sul, realizou uma especialização em Hidrologia Aplicada, em 1975, no United States Geological Survey.


Em 1984, cursou outra pós-graduação em planejamento energético, desta vez na COPPE, na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Há dois anos, Mauro realizou mais uma pós-graduação, agora em planejamento estratégico, na Universidade de Belgrano, na Argentina. No desenvolvimento do trabalho de conclusão de curso, seu desafio foi envolver os colegas na problemática global das mudanças climáticas, tanto que o projeto realizado se chama ‘América sem Carbono’, uma ideia a não se perder de vista.

Nenhum comentário: