segunda-feira, dezembro 11, 2017

Tiririca: o fato da semana.

Quando tenho que  escolher o fato da semana que passou, as dúvidas apareem. Nesse mundo cada vez mais doido e globalizado, o que não falta é assunto.  Trump, em função de Jerusalém, tinha tudo pra ser o escolhido. No entanto, a encrenca está só começando. Temer e as reformas, outra novela com vários capítulos. Por último, a despedida de Tiririca, que como Trump e Temer também começa também com "t". "T", de trapalhões. Pela repercussão que teve nas redes sociais, Tiririca é o fato da semana.

Ao contrário de Temer, Tiririca chegou aonde chegou com seus votos. Mais de um milhão, que até hoje fazem dele o deputado mais votado do Brasil. Uma campanha barata que atingiu o povão: "pior do que tá não fica". Oito anos depois, pela primeira vez, o "campeão de votos" sobe a Tribuna para anunciar sua saída da politica. Tiririca, se mostrou desencantado com o Parlamento e tardiamente percebeu que mesmo com ele ficou "pior do que estava".

Longe de qualquer preconceito em relação a pessoa do Tiririca, seu mandato como de tantos outros contribuiu para confirmar a recente pesquisa sobre o nosso Congresso: o pior de todos da nossa jovem democracia (*). Tiririca na sua midiática despedida, nos mostrou o irrelevante mandato que teve. Em oito anos, nunca tinha usado da Tribuna. Parlamento, seu Tiririca, como o próprio nome diz: tem que usar a palavra.(**)

Se "parlou" ou não, a culpa não é dele. Agora se foi reeleito, com milhões de votos, depois de não ter dito a que veio, a responsabilidade é de quem nele votou. Registrar esse descuido com o voto, se torna necessário já que estamos a menos de um ano de uma nova eleição. Pelo quadro de desencanto que se vê, outros  "tiriricas" vão surgir. E, " pior do que tá vai ficar".

(*) Coincidência ou oportunismo, Tiririca tornou pública sua decisão de não concorrer nas próximas eleições logo depois da pesquisa que mostrava o maior índice de rejeição ao desempenho do Congresso Nacional.  

(**) A origem da palavra Parlamento, vem do francês - parle. Falar, discursar: apresentar projetos , defender ideias.  


Nenhum comentário: