sexta-feira, fevereiro 23, 2018

Escolas solares: a caminhada continua

Depois de rodar quase 2000 km, voltar para casa é sempre muito bom. Ainda mais com a sensação de que a semente foi plantada e a ideia começa a ser incorporada. Um breve resumo dessa maratona se faz necessário como registro histórico, de um projeto sustentável e educativo, de como incorporar nas escolas a energia solar.  Desafios que  começam pelo Brasil, já fazem parte do DNA do IDEAL. Quem sabe "escolares solares" não se transforme num programa para a América Latina.

Longe de ser um sonho, os primeiros passos mostram a viabilidade dessa iniciativa. Foi assim em Panambi, com a boa acolhida por parte do  prefeito Daniel Hinnah. A mesma receptividade percebi na cerimônia de entrega do Selo Solar para a diretora da Escola Estadual José Luchese, no município de Lagoa Bonita do Sul. A cerimônia contou com a presença do governador José Ivo Sartori e do secretário de Educação, Ronald Krummenauer. O encontro se deu no Palácio Piratini, sede do governo do Rio Grande do Sul. (foto acima: assessoria de comunicação/ governo RS)

No meu retorno, uma rápida parada em Imbituba. Na reunião com o prefeito Rosenvaldo Júnior, definimos que será em março ou início de abril a data do lançamento da primeira usina solar municipal. Um projeto ambicioso, inovador e pioneiro, que estamos propondo para Imbituba.

Nenhum comentário: